Qual a história da Vila Belmiro e por que esse nome?
A Vila Belmiro, é um dos maiores monumentos da história do futebol brasileiro e mundial. A casa do Santos Futebol Clube já foi palco de diversas conquistas, momentos históricos e grandes jogadores. No entanto, qual é a história do estádio e por que ele possui este nome?
Logo após sua fundação, o Santos realizava seus treinos em um campo no Bairro do Macuco. No entanto, o local não possuia as dimensões oficiais mínimas para a disputa de partidas. Por isso, o Peixe mandava seus jogos em um terreno onde hoje está a Igreja do Macuco, na Avenida Ana Costa.
Mas esse mesmo campo era utilizado por outros clubes da cidade. Desta forma, os dirigentes passaram a procurar outros lugares. Em 31 de maio de 1916, uma Assembléia Geral aprovou a compra de uma área de 16.500 metros quadrados, no Bairro Vila Belmiro.
Batizada com o nome do bairro onde foi construída, a Vila Belmiro foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1916. A primeira partida realizada em seu gramado foi entre Santos e Ypiranga, válida pelo Campeonato Paulista. O Peixe foi o vencedor do confronto por 2 a 1.
Vila Belmiro foi o nome oficial do estádio até 1933, quando passou a ser “Estádio Urbano Caldeira”. Esta foi uma homenagem a Urbano Vilella Caldeira Filho, considerado o primeiro patrono do Santos Futebol Clube. Ele também foi jogador e treinador da equipe.
O maior público oficial que a Vila Belmiro recebeu foi no dia 15 de fevereiro de 1976, quando o Santos enfrentou o Palmeiras sob os olhares de 31.662 torcedores em jogo . O time visitante venceu a partida por 5 a 0, pelo Torneio Governador do Estado.